Ciclismo Antifascista 25A
Na madrugada de 25 de abril de 1974, um grupo liderado por Salgueiro Maia, movido pelo amor à liberdade, desceu de Santarém até Lisboa, pondo fim ao mais longo regime fascista que a história europeia conheceu.
50 anos depois, com o mesmo amor e determinação, 37 homens e mulheres ciclistas de todo o mundo fizeram os mesmo 95 quilómetros que Maia e a sua trupe percorreram, dando inicio à revolução de Abril.
Tudo começou na Sexta-feira à noite, dia 24 de Abril, quando a grande maioria do nosso pelotão se deslocou até Santarém, pernoitando no quartel dos Bombeiros Voluntários de Santarém – a quem agradecemos a excelente hospitalidade.
Na manhã seguinte, o alegre grupo parou para prestar homenagem no monumento a Salgueiro Maia, antes de partir pelo interior do Ribatejo, por entre campos e pequenas aldeias. Haviam bicicletas enfeitadas com cravos vermelhos, bandeiras da Palestina ao vento, canções revolucionárias, suor, pó, sorrisos de alegria e muita satisfação #GrenáeAzulCeleste.
O pelotão de ciclistas chegou a Lisboa por volta das 15h30, juntando-se à grande manifestação na Avenida da liberdade onde outros camaradas Relampaguistas já gritavam “Fascismo nunca mais!”
⚡